domingo, 3 de abril de 2011

Reunião com o Secretário Adjunto de Gestão

Redução de carga horária nos Espaços pedagógicos. Na quinta-feira, dia 31/03/11, uma comissão de professores esteve na Seduc, para uma reunião agendada pelo Deputado Edilson Moura com o secretário adjunto de gestão Waldecir Costa, para tratar da redução de carga horária dos Prof. lotados nos espaços pedagógicos. Após a professora sil-lena expor a preocupação dos professores com relação ao fato, o secretário adjunto tentou justificar a redução utilizando outros termos. Ao invés de redução o secretário falou em “adequação” da carga horária, pois segundo ele os prof. que são lotados com 150hs nos espaços recebem 186hs e que as 36hs a mais são destinadas a HP (hora pedagógica), ou seja, um horário reservado ao planejamento das ações, e que como o professor não pode cumprir esse horário no contra turno, porque já existe outro professor lotado, estaria ocorrendo um erro na lotação, daí a necessidade da “adequação”, para que o prof. cumpra a HP no seu turno e para isso pode negociar com a direção da escola um dia na semana para essa atividade, ou seja, nesse dia o prof. compareceria a escola para cumprir a HP, o espaço permaneceria fechado, sem atendimento ao público. Fatos esses que foram prontamente reprovados pelos professores e pelo Dep. Edilson Moura, pois o que o secretário chama de adequação, na verdade é uma redução de carga horária que irá representar perda salarial, e em curto prazo, a migração dos prof. para a sala de aula, deixando esses espaços ociosos, sem um coordenador, sem projeto, sem funcionar, o que ocasionaria desperdício de dinheiro público que foi investido nesses espaços. Colocamos ainda, que a Seduc não deve continuar com essa visão tradicional de que as aulas só podem ser ministradas na sala de aula, mas sim que os espaços pedagógicos representam uma extensão da sala de aula com mais atrativos para o processo ensino aprendizagem. Para encerrar a reunião o Dep. Edilson Moura ressaltou que a medida proposta pela Seduc resultará em perda sim para os Prof. e que o Secretário veja a possibilidade da não redução. O Secretário então disse que reuniria com sua equipe e que iria reavaliar a questão e que a previsão para que a nova portaria fique pronta é até segunda-feira dia 04/04. A nossa preocupação não é somente com o lado financeiro, já que mais cedo ou mais tarde acabaremos por recuperar a carga horária perdida. Mais os prejuízos para a educação, esses serão difíceis recuperar. Acesse também o blog do Prof. Marcelo Carvalho http://midiasnaeducaçaopara.blogspot.com/

3 comentários:

  1. Olá Ary,

    Lendo sua postagem, fiquei com as seguintes dúvidas:

    - 36 hs a mais são destinadas a HP (hora pedagógica). Em qual documento da SEDUC está regulamentada esta HP?
    - Apenas os professores dos espaços pedagógicos estão obrigados a cumprir HP?
    - Fechar os espaços pedagógicos um dia na semana? O professor é que terá que negociar com a direção da escola? E se a direção não aceitar, pois é uma negociação?
    - Erro na lotação????

    Marcelo Carvalho

    ResponderExcluir
  2. Então Marcelo, as suas dúvidas são as nossas também e foram questionadas. O Sec. adjunto explicou, mas não foi claro, utilizando a legislação e termos técnicos de forma intencional. Mas independentemente dessas questões colocamos a nossa indignação quanto redução da carga horária. Vamos aguardar a Portaria e mostrar que não vamos ficar passivos frente a essa situação.

    ResponderExcluir
  3. Veja a nova postagem sobre a questão da lotação.

    http://midiasnaeducacaopara.blogspot.com/2011/04/valeu-blogosfera_08.html

    Um abraço,

    Marcelo Carvalho

    ResponderExcluir